O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
São Paulo/SP
05/08/2014

  

Transporte
Fundação

Terminal marítimo de passageiros de Fortaleza: Projeto desatualizado e imprevisibilidades climáticas obrigam construtora a mudar técnicas de fundação com obra em andamento

Por Marina Pita

Edição 41 - Agosto/2014

O Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza consta na lista de empreendimentos de infraestrutura viabilizados por conta dos preparativos para a Copa do Mundo de Futebol. Compreendeu a construção de um novo cais de atracação de navios de múltiplo uso, planejado para receber os maiores transatlânticos do mundo, e também navios de carga (fora da temporada de turismo), além de um terminal de passageiros, uma retroárea para contêineres e um estacionamento.

A empreitada, realizada pelo consórcio formado pela Constremac com a Serveng, mostrou-se mais complexa do que previa o projeto. Planejada inicialmente como uma obra em terra, exigiu dos engenheiros desenvolvimento de soluções para cravação de estacas em mar, executadas, ainda, em situação adversa, uma vez que a temporada de ondas grandes no litoral cearense ocorreu antes do previsto. A isso, acrescenta-se um prazo inflexível - o primeiro jogo da competição em Fortaleza ocorreu em 14 de junho de 2014 - e se tem uma ideia da complexidade na execução do empreendimento.

Fonte: Revista PINI Infraestrutura Urbana
Edição 41 - Agosto/2014



Voltar ao Hitórico

Faça parte da nossa equipe!
Clique aqui.

© Copyright 2009 Constremac
Todos os direitos reservados